.comment-link {margin-left:.6em;}

sábado, abril 16, 2005

Encruzilhadas (2)

Proliferação nuclear.

Irrupção da China na cena internacional (como produtora, como compradora de empresas no Ocidente, como consumidora de petróleo,...).

Insustentabilidade energético-ambiental do actual modelo de crescimento económico.

Massacre populacional em larga escala [guerras, condições de vida inexistentes que mais parecem (são!) condições de morte, stress].

Captura dos centros decisionais por grupos de interesses (ou maior evidência do confronto entre o discurso do interesse público e a realidade do proveito particular ou privado)

Problemas, para não dizer falência, na integração de pessoas de culturas diferentes. No caso do Ocidente foram trazidas como factor de produção, esquecendo-se (convenientemente? criminosamente?) que também têm cabeça, coração, desejos e vontade, como qualquer ser humano e que vieram tanto atraídos por expectativas de melhoria (a atracção do Ocidente) como em fuga de realidades de escassez material ou de direitos. Os proveitos económico-empresariais que continuam a proporcionar estão a ser (des)compensados pelos problemas socio-políticos que a sua integração mal sucedida (era de esperar outra?) causa.

Qual a capacidade regeneradora dos aparelhos de checks and balances (justiça, comunicação social, entidades reguladoras, eleições) perante a produção sistemática de casos, aparentemente aberrantes, desviantes, mas que na realidade só podem ser esperados, normais, porque de origem sistémica? E passe-se por cima da capacidade de imunidade dos checks and balances aos interesses em presença.

Será a prostituição incluída na categoria de serviços prestados às empresas?

Será que a argumentação assente em conceitos como racionalidade, ética, princípios, mérito, interesse/serviço público vencerá a lógica subjacente à expressão lei da selva?

A urbanidade é a expressão de salão para selva urbana?

Welcome to the jungle?!

Comments: Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Link to ClockLink.com